quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Empate e vaias para Silas

Em tarde de temperatura por volta de 40°C e alta umidade. O Grêmio ficou em 1x1 em casa contra o São Luiz. O técnico Silas foi o escolhido pela torcida como culpado pelo resultado não esperado.
Após perder o clássico e resultados apertados no regional, Silas começa a ser "cobrado" pela torcida. Creio que é cedo para fazer juízos sobre o técnico, realmente acho que o jogo de hoje foi um jogo atípico pelas circuntâncias(horário + calor) e o que aconteceu hoje dificilmente se repetirá ao longo da temporada.
Em contra-ponto penso que Silas foi infeliz ao falar "preciso de tempo" quando questionado sobre os gritos de "burro" da torcida no jogo de hoje. Este discurso costuma ser utilizado por técnico fracos como Celso Roth, Wagner Mancini e afins.
Por falar em técnico, o Grêmio nas últimas 2 temporadas se desfez de técnicos no começo da temporada em 2008 Wagner Mancini foi demitido do Grêmio após começar a temporada invicto. Em 2009 foi a vez de Roth ser demitido após perder todos Gre-nais(é assim que fica o plural?) que disputara. Nessas vezes pode ter sido correto a demissão - no caso de Roth tenho certeza que foi correto- mas penso que o Silas deve ter o tempo que pediu e julgá-lo agora seria cedo demais.
O principal problema que Silas enfrenta no momento é que utiliza o 3-5-2, com Ferdinando e Joílson no time. Talvez usando o 4-4-2 e promovendo a entrada de Douglas e Fernando na equipe titular o Grêmio conseguisse melhor desempenho. Outro problema é Jonas que voltou a perder gols incríveis.
Agora nos resta esperar até domingo, quando enfrentamos a Universidade(Ulbra para os íntimos) em Canoas para ver se Silas consegue mudar a cara da equipe.

Por: Rafael Salimen

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Segue o baile...

Após perder o Gre-nal por 1 a 0, num "belo" gol de alecsandro, em um passe mais "belo" ainda com a nuca de Edu. O Grêmio começa a semana com uma baixa: Souza. Ele para por 6 meses após "estourar" os ligamentos em uma jogada aos 30min do 2º tempo.
A lesão de Souza deverá influenciar muito na equipe titular que está sendo formada. O 3-5-2 fica com mais força ainda agora. Silas já mostrou preferir Souza do que Hugo. resta agora saber se ele prefirirá Hugo ou Douglas.
Mas quanto ao Gre-nal, o Grêmio fez um mal 1º tempo, principalmente nos últimos minutos. Ferdinando demonstrou que apenas joga em time grande por ser velho conhecido de Silas, caso contrário estaria no Avaí ou em um time de menor expressão ainda. Silas que, por sinal, fez alterações equivocadas ontem no decorrer do jogo. Tirou Jonas(artilheiro do time) e colocou Hugo, que até entrou bem mas joga mais recuado que Jonas. Essa troca causou maior tranquilidade ao sistema defensivo do Inter que passou a atacar mais e o Grêmio passou a jogar basicamente no contra-ataque.
Talvez o único destaque positivo na partida de ontem, foi Mário Fernandes. Mário mostrou bom posicionamento, antecipação e desarme. Não me lembro de ter visto ele perder uma disputa mano-a-mano com um atacante colorado.
Ahhh sim... Teve outro bom destaque, Lúcio começou jogando no lugar de Fábio Santos - que já demonstrou não ter futebol capaz de garantir titularidade - e, apesar, de não ter jogado tão bem foi suficiente para ir melhor do que Fábio Santos.
Estamos apenas no começo da temporada, portanto não há motivo para caos, nem para pensarem que o Silas é burro tampouco que a equipe não é qualificada suficiente para conquistar títulos. Espero agora que o Grêmio não se deixe abater por esta derrota e que consiga na próxima fase do estadual bater os mais tradicionais rivais que temos. E depois enfim levantar este caneco.

Por: Rafael Salimen